TEXTOS PARA O DIA DOS PAIS

Ser pai é ser ...
Ser pai é ser criança, aprendendo e vivendo sempre coisas novas e boas Pois só assim é que se cresce
Ser pai é ser filho, seguindo e trilhando os rumos traçados pelos pais Pois eles só querem o nosso bem
Ser pai é ser irmão, sendo um pai dos filhos mais novos e mais velhos Pois desta maneira se treina para paternidade
Ser pai é ser amigo, compreendendo e ajudando os amigos que precisam de um pai Pois eles retribuirão com gratidão
Ser pai é ser avô, observando e encaminhado os filhos a serem bons pais Pois eles conseguirão a maturidade
Ser pai é ser mestre, espalhando a sabedoria e seus conhecimentos Pois é assim que se constrói um mundo melhor
Ser pai é ser pai, orientando e encaminhado os filhos a seguirem o bom caminho Pois só assim se obtém a felicidade
Ser pai é ser como Cristo, educando e praticando seus ensinamentos Pois é assim que se conquista a benção de Deus
Pai Herói
Você era tão alto, tão forte,tão sábio...
Era você quem consertava as coisas quebradas, quem supria todas as necessidades, quem dava as recompensas.
Você era a fonte de todas as melhores histórias, o que cantava as canções, o que inventava os jogos.
Você tinha na cabeça todos os fatos e todos os números, conhecia todas as regras, todas as leis.
Era você que distribuía justiça,que ensinava técnicas.Você explicava o ciclo de vida do mosquito, como funcionava a máquina de costura e as órbitas dos planetas com a mesma clareza e competência.
Você cultivava repolhos que pareciam borboletas.Você nos mostrou como trabalhar com madeira, como fazer um suflê, ou costurar um botão,ou enxertar uma rosa.
Nos ensinou a olhar e a prestar atenção, a pensar, a questionar ,a explorar.
E então, como mágica, você se transformou, bem na nossa frente, num homem de estatura comum - um homem que levava o cachorro para passear antes do café da manhã e tirava uma soneca depois do almoço de domingo.
Você se transformou num homem até mais baixo que os nossos amigos.
Gentil, educado, paciente - mas, do nosso ponto de vista um pouco antiquado.
Pois nós havíamos crescido e descoberto para nós novos heróis ,ou melhor, meio-crescido.
O tempo passou, e ficamos mais sensatos.
E vimos, por fim, que você era realmente o
SUPER-HOMEM,
e que, uma vez feito seu trabalho em nosso benefício,preferiu retomar seu suave disfarce.
(autor desconhecido)

Pai de todo jeito...
Tem pai que ama,Tem pai que esquece do amor.Tem pai que adota,Tem pai que abandona,Tem pai que não sabe que é pai,Tem filho que não sabe do pai.
Tem pai ...Tem pai que dá amor.Tem pai que dá presente,Tem pai por amor,Tem pai por acaso,Tem pai que se preocupa com os problemas do filho,Tem pai que não sabe dos problemas do filho...
Tem pai ...Tem pai que ensina,Tem pai que não tem tempo,Tem pai que sofre com o sofrimento do filho,Tem pai que deixa o filho esquecido.
Tem pai de todo jeitoTem pai que encaminha o filho,Tem pai que o deixa no caminho,Tem pai que assume,Tem pai que rejeita,Tem pai que acaricia,Tem pai que não sabe onde está o filho que precisa de carinho.Tem pai que afaga,Tem pai que só pensa em negócios.
Tem...Tem pai de todo jeito.E você???Que tipo de pai você é?Eu quero um pai, apenas um pai que esteja consciente do amorque tem para dividir...Eu quero um pai, apenas um pai que seja AMIGO!
A todos os Pais, um carinhoso abraço! Deus Pai os abençoe!
(autor desconhecido)


Pai de Verdade
Pai de verdade mesmo sabe que ser pai não é simplesmenterecolher o fruto de um momento de prazer, mas sim percebero quanto pode ainda estar verde e ajudá-lo a amadurecer.
Pai de verdade mesmo não só ergue o filho do chão quando ele cai,mas também o faz perceber que a cada queda é possível levantar.
Ele não é simplesmente quem atende a caprichos: ele sabe perceberquando existe verdadeira necessidade nos pedidos.
Pai de verdade mesmo não é aquele que providencia as melhoresescolas, mas o que ensina o quanto é necessário o conhecimento.
Ele não orienta com base nas próprias experiências, mas demonstraque em cada experiência existe uma lição a ser aprendida.
Pai de verdade mesmo não coloca modelos de conduta, mas apontaaqueles cujas condutas não devem ser seguidas.
Ele não sonha com determinada profissão para o filho, mas desejagrande e verdadeiro sucesso com sua real vocação.
Ele não quer que o filho tenha tudo que ele não teve, mas que tenhatudo aquilo que merecer e realmente desejar.
Pai de verdade mesmo não está ali só para colocar a mão no bolsopara pagar as despesas: ele coloca a mão na consciência e percebeaté que ponto está alimentando um espírito de dependência.
Ele não é um condutor de destinos, mas sim o farol que aponta paraum caminho de honestidade e de Bem.
Pai de verdade mesmo não diz " Faça isto " ou " faça aquilo " , mas sim" tente fazer o melhor de acordo com o que você já sabe " .
Ele não acusa de erros e nem sempre aplaude os acertos, mas perguntase houve percepção dos caminhos que levaram o filho a esses fins.
Pai de verdade mesmo é o Amigo sempre presente,atento e amoroso - com a alma de joelhos -pedindo a Deus que o oriente na hora de dar conselhos ...

Muito Obrigado, Pai
Por ter me entendido enquanto eu cresciae por ter aceitado minhas tão rápidas mudanças.Deve ter sido difícil manter-se em calma comigo,mas você sempre tentou e quase sempre conseguiu.
Por ter me ouvido e ter me dado claras e breves respostasàs dúvidas e perguntas que eu levava a você.Por ter reforçado minha confiança para continuarrevelando meus pensamentos e sentimentos.
Por ter me aplaudido quando fui verdadeiro,por ter me compreendido quando eu disse mentiras,por ter me provado que elas maculam nosso caráter.
Por ter me falado sobre os seus erros e sobreas coisas que você aprendeu com eles.Isso fez com que eu aceitasse meus próprioserros, que também aprendesse e que me perdoasse.
Por prestar-me atenção e gastar tão grande parte do seu tempo comigo.Isso levou-me a acreditar que sou importantee que tenho muito valor.
Por agir sempre do modo que desejou que eu agisse.Foi assim que você me deu um modelo positivo para seguir.
Por confiar em mim e me respeitar mesmoquando eu era menor do que você.Por ter considerado meus sentimentos e necessidades,e ter me mostrado muitas vezesque elas eram semelhantes às suas.
Pelos elogios e pelos incentivos.Foi sempre por isso que eu me senti bome quis continuar sendo digno da sua fé em mim.
Por ajudar-me a explorar meus talentos e potenciais.Por ter me ensinado que para ser felizeu tinha que ser eu mesmo e não como vocêou igual a outros que você admirava.
Por ser você mesmo e por não desistir da felicidade.Com isso eu aprendi a buscar uma vida feliz,bem sucedida e satisfatória.
Obrigado, PaiPor sempre ter me ouvido.
Ouça-me mais uma vez agora :EU AMO VOCÊ!

SOU EU, PAPAI !
Está tão presente o tempo em que eu, pequenina, procurava tuas mãos,pedia colo e que me repetisses as estórias que sabias.O contato de tuas mãos fortes com minhas mãos fofinhas deixava passar toda a segurança de que eu precisava e buscava.
Teu colo paterno era a certeza de tempo com gosto de gratuidade,aconchego e segredos. Cada palavra tua, nas repetidas estórias,alimentava minha imaginação, fazia-me sonhar, voar no tempo e no espaço,mexiam com minhas emoções.E, quantas vezes, papai, me colocavas como personagem de tuas narrações,para dar-me pequenas lições.
Hoje, depois de tantos anos, conservo-o bem presente nos meus dias ebendigo a Deus pela infância que tive, pelo pai que Ele me deu. Pormuitos motivos, costumo dizer: Para mim é fácil chamar a Deus de Pai.Sinto ainda tua presença em tantas bênçãos que vêm para minha vida. Écomo se, o tantas vezes repetido: "Deus te abençoe, filha"! tenha setransformado em: "Com Deus, abençôo-te, minha filha!
Tenho certeza, papai, de que agora estás com Deus, naquele colo que,através de ti, a Ele eu pude sentir.Era como se o tempo parasse - gosto de eternidade.Era sentir-me única - sensação de cumplicidade.
Desde que o devolvemos para Deus, quando converso com Ele procuro também por ti, papai, na felicidade eterna.Tenho certeza de que dás a cada um de nós a noção de que estamos aqui de passagem e nem é bom que todos os problemas sejam resolvidos e os sonhos e esperanças concretizados.Tua volta para o Deus da Vida dá-nos a oportunidade de olharmos para o Céu, em nossa saudade alimentada pela esperança de um reencontro feliz.
Nas minhas lembranças, sinto como se tivesses escrito para mim um livro de vivências para mim. Nosso tempo era preenchido com brincadeiras,canções, orações e poesia... Lembras de como te imitava lendo jornal? Ainda sem saber ler, pegava aquelas folhas grandes demais para minhas mãos e passava bons momentos olhando as figuras e balbuciando a minha imaginativa versão dos fatos.
Quantas vezes o observava escrevendo e relendo seus discursos, complanos para algum cargo público. Foi o tempo em que aprendi também acorrer os olhos pelos mapas, acompanhando-o com os olhos e com o coração em suas viagens de campanhas. Na verdade, papai, valeu a tentativa, mas achei muito bom o fato de não ter sido eleito para cuidar de tanta gente; continuastes assim todo nosso.
Era tão serena minha certeza do teu amor que, só depois de tua partidapara o Céu, percebi claramente que eras o eleito de minha vida. Umsorriso aflora quando alguém sugere que sou um pouco parecida contigo.
Aquelas minhas mãos pequenas, que tantas vezes segurastes, contemplastes e aquecestes, estão crescidas e trabalhando muito.Meu rosto ainda se ilumina e acolhe algumas lágrimas, quando penso emti, nas minhas andanças reais e virtuais, na dança da vida.
Crescida e agradecida a Deus, peço:Abraça-me e dá-me tua bênção, papai!
Pai, paizão !
Este homem que eu admiro tanto,com todas as suas virtudes e também com seus limites.Este homem com olhar de menino, sempre pronto e atento,mostrando-me o caminho da vida, que está pela frente.
Este mestre contador de históriastraz em seu coração tantas memórias,espalha no meu caminhar muitas esperanças,certezas e confiança.
Este homem alegre e brincalhão,mas também, às vezes, silencioso e pensativo,homem de fé e grande luta,sensível e generoso.
O abraço aconchegante a me acolher, este homem,meu pai, com quem aprendo a viver.Pai, paizinho, paizão...meu velho, meu grande amigão, conselheiro e leal amigo:infinito é teu coração.
Obrigado, pai, por orientar o meu caminho,feito de lutas e incertezasmas também de muitas esperanças e sonhos!
Que seu dia seja muito feliz!

Meu Filho
Eu lhe dei a vida, mas não posso vivê-la por você.Posso ensinar-lhe muitas coisas, mas não posso fazer com que aprenda.Posso ensinar-lhe o caminho, mas não posso estar lá para indicar-lhe.Posso dar-lhe liberdade, mas não posso ser responsável por ela.Posso levá-lo à Igreja, mas não posso fazer com creia em Deus.Posso ensinar-lhe a distinguir entre certo e errado, mas não posso decidir por você.Posso comprar-lhe roupas lindas, mas não posso fazer com que fique bem nelas.Posso oferecer-lhe um conselho, mas não posso aceitá-lo por você.Posso dar-lhe amor, mas não posso forçá-los a amar.Posso ensinar-lhe como ser bom, mas não posso forçá-lo a ser bom.Posso avisá-lo sobre seus amigos, mas não posso escolhê-los por você.Posso contar-lhe sobre fatos da vida, mas não posso construir a sua própria reputação.Posso avisar-lhe sobre o mal que a bebida acarreta, mas não posso dizer não por você.Posso avisá-lo sobre as drogas, mas não posso impedi-lo de usá-las.Posso falar-lhe sobre metas a serem alcançadas, mas não posso alcançá-las por você.Agora é sua vez de agir.
Fonte: Pais e mães do “Amor Exigente” http://www.loreto.org.br/ago_pais.asp

Ser Pai
Ser pai é ser companheiro,construindo no ninho familiar a grandeza dos filhos,para alicerçar valores que edificam a sociedade.
Ser pai é ser jardineiro, plantando raízes de virtudes com mãos delicadas, para que o lar seja sementeira de luz e de verdade.
Ser pai é ser herói, protegendo o espaço sagrado de seu templo-família, cultivando no coração dos filhos o germe da harmonia.
Ser pai é ser fonte de vida, inaugurando nossa história com gestos de amor, renovando perenemente a herança da criação.
Ser pai é ser poeta, declamando com carinho os versos de sua vivência, para cultivar e enobrecer os projetos de nossa existência.
AMIGA ESPERO QUE GOSTEM DESSES TEXTOS .
FRAN "MIGUELITOEDUCAÇÃO"