COLEÇÃO GRANDES EDUCADORES...

Ser Humanista Segundo Célestin Freinet

Ser humanista na visão de Célestin Freinet,
é a capacidade do educador desenvolver plenamente todo
o potencial da criança, procurando aprimorar todas
as suas caracteristicas, tendo como concepção o bem-estar
e a dignidade do jovem como ser humano.
Ele, foi muito além no que se refere a valores ideológicos
e até mesmo religiosos, levou em conta a "ética humana".
Muitas das palavras ditas por Célestin Freinet ao longo
da sua vida vem de encontro a Declaração Universal dos Direitos
das Crianças da ONU.
Quem estuda a Pedagogia Freinet e trabalha com ela diariamente,
percebe que se trata muito mais do que uma simples "Proposta Pedagógica",
diria que é uma "Filosofia de Vida".
A criança é vista como um ser autônomo, para a qual é
capacitada na escolha das atividades a ser desenvolvidas
0 segundo o seu próprio interesse.
É vista também, como um ser racional, capaz de muito cedo opinar e criticar sobre fatos ou assuntos que lhe são expostos, tendo o direito e a oportunidade de raciocinar sobre aquilo que lhe é proposto. Dessa forma, tudo passa a ser mais significativo. Assim como no adulto, toda criança já possui inerente uma consciência moral, cabe ao educador ajudar a desenvolver e a aprimorar essa moral primitiva. Quem conhece o trabalho da Pedagogia Freinet na prática, pode presenciar a importância dada a um dos direitos do ser humano que é ser respeitado e valorizado. Isto, nada mais é, do que o direito de desenvolver a capacidade criativa e imaginativa que cada um de nós temos dentro de si como seres humanos. Geralmente as crianças que crescem sobre essa pedagogia são mais criativas e ousadas. Célestin Freinet tinha como compromisso, ajudar a todos os indivíduos que necessitasse, quer estando envolvidos dentro da escola ou não, preocupando em aperfeiçoar e a desenvolver as potencialidades de cada um, como ser humano. Sua proposta pedagógica é humanista e liberal, no sentido de educar a criança para ser um homem livre e crítico, apropriando-se da sua vida humana por completo, assimilando a cultura em que vive e a cidadania, primordial para qualquer ser humano.Um dos objetivos da educação na visão de Célestin Freinet, é o alcance da vida humana plena e dignamente, apropriando-se da cultura e da cidadania. A educação humanista é democrática, pluralista, aberta e crítica, acima de tudo é sensível e atenta às diferenças e necessidades culturais e até mesmo individuais, e é nessa visão que todas as crianças são educadas na pedagogia freinetiana. Ele foi um educador humanista contemporâneo, que tinha como uma de suas metas, humanizar seus alunos e seus seguidores. Freinet tinha um espírito libertador intelectual, era autônomo moralmente e pluralista em seus pensamentos, tentou em sua pedagogia libertar seus alunos da ignorância, do preconceito, do capricho, da alienação e da falsa consciências, buscando assim, desenvolver as potencialidades humanas de cada um.De forma clássica e humanista, a perfeição humana deveria servir de modelo para regularizar a educação e servir de ideal para todos os seres humanos, em especial os educadores. A educação humanista é formadora de pessoas livres,construtores de um juízo sólido e de nobre caráter em seus alunos. Para Freinet nenhum homem pode ser considerado educador se não for fiel as suas tradições, sendo crítico e liberal. Na sua pedagogia é necessário se praticar as virtudes enobrecendo o homem e a sabedoria humana. O exercício das faculdades naturais, a espontaneidade, o interesse pelas coisas naturais, fazem parte da filosofia embutida na pedagogia de Célestin Freinet. A autenticidade pessoal, a auto-realização e o ambiente democrático que é construído, também fazem parte da sua filosofia.Tudo isso, compõe o processo de crescimento do jovem-humano como ser realizador e conquistador. É o lado romântico intrínseco na forma de educação humanista. Célestin Freinet foi atento, como todo humanista e educador, a natureza interior de cada um de seus alunos, e criou meios para que tal natureza desabroche-se de forma saudável e plena. É assim que seus seguidores procuram pensar e tentar agir com seus educandos.Freinet respeitava a essência do homem como ser livre e pensante e cabe a seus seguidores definirem e criarem situações para tal desenvolvimento de cada ser humano, tentando criar verdadeiros autores, e portanto, assim responsáveis. Os alunos, nessa visão na qual são educados não são obrigados a aceitar as verdades alheias, mas cabe sim a eles a opção de escolha, dando lhes oportunidades de criarem suas próprias identidades e traçarem os seus projetos de vida.Muitos fatos da vida cotidiana afetam direta e indiretamente o desenvolvimento emocional, intelectual, moral e até mesmo físico das crianças, portanto, não se pode negar a relação existente entre a política e a educação. Para que ambas caminhem juntas e bem, seria necessário que a pedagogia se tornasse mais política e que a política se tornasse mais pedagógica, Célestin tinha, também, esse pensamento. Assim sendo, todos os educadores deveriam passar a ter uma visão emancipada sobre todos os problemas sócio-culturais, transmitindo e criando oportunidades para que seus alunos estejam capacitados criticamente, tento consciência e auto-controle de suas próprias vidas.Todos os educadores devem lutar coletivamente, assim como Freinet fez na sua época, agindo como sujeitos transformadores, fazendo das escolas um local democrático, com objetivo de ensinar suas crianças a respeito do que é viver em uma sociedade justa como ser humano, independente de sua raça, classe, sexo ou idade. Há apenas uma preocupação para a educação humanista de Célestin Freinet, e esta preocupação é a de viver a vida em todas as suas manifestações. Um dos primores do educador humanista Freinet, nada mais é do que orientar e capacitar seus alunos como indivíduos capazes de levarem uma vida completa e intensa, tendo envolvimentos políticos e uma boa conduta moral, com sensibilidade para apreciar o que é belo tanto na natureza quanto na arte. Além de se preocupar em formar pessoas íntegras e com conhecimento geral, também achava necessário transmitir como se deve utilizar desses conhecimentos.As crianças educadas na Pedagogia de Célestin Freinet, não tem problemas de integração, quer seja em pequenos grupos ou em grandes comunidades; apesar disso tudo elas possuem um senso de individualidade bastante apurado, de autonomia e são bastante autênticas. Os educadores humanistas são vistos pelos seus alunos como um exemplo de vida. Deve-se criar um clima na escola de confiança, diálogo, respeito, tolerância, zelo, liberdade, compromisso e responsabilidade. Se algum desses ingredientes vier a faltar, de nada adiantará os ensinamentos deixados pelo nosso saudoso

SUGESTÃO PARA UMA ESCOLA TRABALHAR
COM ESSA LINHA DE PENSAMENTO
A escola que adere a essa linha deve se basear somente em Freinet ,transformando experiências, curiosidades em uma forma inovadora de aprender.
FINALIDADE
Desenvolver o potencial de cada aluno, desenvolver habilidades específicas, oferencendo classes com números de alunos reduzidos, gerando assim um excelente nível de ensino.
FILOSOFIA
Aprendizagem vivenciada
Pesquisas
Afetividade
Cooperação
Preparação contínua
Pontecial específico
Ensino individualizado
A escola deve demonstrar seu pensamento inovador, voltado para a vida, colocando sempre a criança em primeiro plano, onde o estímulo maior é a liberdade de expressão, na cooperação , na solidariedade , no trabalho e na afetividade.
A porposta pedagógica tem quer acompanhar a vida, adaptando-se a ela, gerando valores que poderão construir o enriquecimento da personalidade da criança experimentando possibilidades da atmosfera da aula e a postura do professor, libertando e formando seres éticos e cidadão.
PRINCIPIOS BÁSICOS DA PEDAGOGIA FREINET;
senso de responsabilidade;
senso cooperativo;
sociabilidade;
julgamento pessoal;
autonomia;
expressão;
criatividade;
comunicação;
reflexão individual e coletiva;
afetividade;
" A escola Moderna não é nem uma capela nem um clube mais ou menos restrito, mas, na realidade uma via que nos conduzirá àquilo que ,todos juntos, construirmos."
Célestin Freinet
O DIA A DIA DA SALA DE AULA FREINET
Cada turma deve possuir conteúdos específicos, elaborados pelo curriculo da escola, oportunizando um melhor aprendizado.
1ºPASSO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS
(LIVRO DA VIDA)
Livro coletivo elaborado pela turma com folhas grandes, é nele que ficam registrados os acontecimentos importantes da turma. Este livro é um verdadeiro documento de classe.
2ºPASSO
(REGISTROS DO DIA)
Quadro de lideranças, registros de tempo, calendário, assembléias de entrada e saída, onde são discutidos assuntos da organização da sala e planejamento cooperativo.As paredes vivas todos os trabalhos são desenvolvidos pelos alunos, e ficam em exposição.
3ºPASSO
(NOME DO GRUPO)
A cada periodo determinado pela gestão os alunos escolhem o nome do grupo ( turma) e fazem uma pesquisa elaborada sobre ele.
Os nomes são variados de acordo com a proposta dos alunos, foram escolhidos alguns como: Grupo dos valores, Grupo da paz, entre outros.
4ºPASSO
(CAIXAS DE TRABALHO)
Conjunto de materiais para construção.Cada turma tem que possuir a sua caixa com o material que os alunos sugerirem.
5ºPASSO
(AULA PASSEIO)
Os alunos com a aula passeio tem um maior contato com a realidade do meio em que vive, tendo um aprendizado natural e agradável, tem a oportunidade de: ampliar a vivência, experimentar, confirmar, ampliar o relacionamento com os colegas, professores e pais.
É importante antes de dar início a essa proposta,trabalhar com todos os colaboradores explanando (missão,visão,proposta pedagógica) da escola ressaltando a linha de pensamento de Celestin Freinet.¨

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

PEDAGOGIA MONTESSORI

Maria Montessori nasceu na Itália, em 1870, e morreu em 1952.
Formou-se em medicina, iniciando um trabalho com
crianças anormais na clínica da universidade,
vindo posteriormente dedicar-se a experimentar em
crianças sem problemas, os procedimentos usados
na educação dos não normais.
A pedagogia Montessoriana relaciona-se a normatização
(consiste em harmonizar a interação de forças corporais e espirituais, corpo, inteligência e vontade).
As escolas do Sistema Montessoriano são difundidas pelo mundo todo.
O método Montessoriano tem por objetivo a educação da vontade e
da atenção, com o qual a criança tem liberdade de
escolher o material a ser utilizado, alem de proporcionar a cooperação.
Os princípios fundamentais do sistema Montessori são: a atividade, individualidade e a liberdade.
enfatizando os aspectos biológicos, pois, considerando que a vida é desenvolvimento, achava que era função de educação
favorecer esse desenvolvimento.
Os estímulos externos formariam o espírito da criança,
precisando portanto ser determinados.
Assim, na sala de aula, a criança era livre para agir
sobre os objetos sujeitos a sua ação, mas estes já estavam
preestabelecidos, como os conjuntos de jogos e
outros materiais que desenvolveu.
A pedagogia de Montessori insere-se no movimento das Escolas Novas, uma oposição aos métodos tradicionais que não respeitavam as necessidades e os mecanismos evolutivos do desenvolvimento da criança.
Ocupa um papel de destaque neste movimento pelas novas técnicas que apresentou para os jardins de infância e para as primeiras séries do ensino formal.
O material criado por Montessori tem papel preponderante no seu trabalho educativo pois pressupõem a compreensão das coisas a partir delas mesmas, tendo como função a estimular e desenvolver
na criança, um impulso interior que se manifesta no trabalho espontâneo do intelecto.
Ela produz uma série de cinco (5) grupos de materiais didáticos:
- Exercícios Para a Vida Cotidiana
- Material Sensorial
- Material de Linguagem
- Material de Matemática
- Material de Ciências

Estes materiais se constituem de peças sólidas de diversos tamanhos e formas: caixas para abrir, fechar e encaixar; botões para abotoar;
série de cores, de tamanhos, de formas e espessuras diferentes.
Coleções de superfícies de diferentes texturas e campainhas com diferentes sons.
O Material Dourado é um dos materiais criado por Maria Montessori.
Este material baseia-se nas regras do sistema de numeração,
inclusive para o trabalho com múltiplos, sendo confeccionado
em madeira, é composto por: cubos, placas, barras e cubinhos.
O cubo é formado por dez placas, a placa por dez
barras e a barra por dez cubinhos.
Este material é de grande importância na numeração,
e facilita a aprendizagem dos algoritmos da adição,
da subtração, da multiplicação e da divisão.
O Material Dourado desperta no aluno a concentração,
o interesse, além de desenvolver sua inteligência e imaginação criadora, pois a criança, está sempre predisposta ao jogo.
Além disso, permite o estabelecimento de relações de graduação
e de proporções, e finalmente, ajuda a contar e a calcular.
O aluno usa (individualmente) os materiais a medida
de sua necessidade e por ser autocorretivo faz sua auto-avaliação.
Os professores são auxiliares de aprendizagem e
o sistema peca pelo individualismo.
Embora, hoje sua utilização é feita em grupo.
No trabalho com esses materiais a concentração é um
fator importante.
As tarefas são precedidas por uma intensa preparação,
e, quando terminam, a criança se solta, feliz com sua concentração, comunicando-se então com seus semelhantes, num processo de socialização.
A livre escolha das atividades pela criança é outro
aspecto fundamental para que exista a concentração
e para que a atividade seja formadora e imaginativa.
Essa escolha se realiza com ordem disciplina e com um relativo silêncio.
O silêncio também desempenha papel preponderante.
A criança fala quando o trabalho assim o exige,
a professora não precisa falar alto.
Pés e mãos tem grande destaque nos exercícios sensoriais( não se restringem apenas aos sentidos), fornecendo oportunidade às crianças de manipular os objetos, sendo que a coordenação se desenvolve com o movimento.
Em relação à leitura e escrita, na escola montessoriana,
as crianças conhecem as letras e são
introduzidas na análise das palavras e letras;
estando a mão treinada e reconhecendo as letras, a criança pode escrever palavras e orações inteiras.
Em relação à matemática os materiais permitem
o reconhecimento das formas básicas, permitem o
estabelecimento de graduações e proporções, comparações,
induzem a contar e calcular.
Os doze pontos do Método Montessori
Baseia-se em anos de observação da natureza da
criança por parte do maior gênio da educação desde Froebel.
Demonstrou ter uma aplicabilidade universal.
Revelou que a criança pequena pode ser um amante do trabalho,
do trabalho intelectual, escolhido de forma espontânea, e assim, realizado com muita alegria.
Baseia-se em uma necessidade vital para a
criança que é a de aprender fazendo.
Em cada etapa do crescimento mental da criança
são proporcionadas atividades correspondentes com as quais se desenvolvem suas faculdades.
Ainda que ofereça à criança uma grande espontaneidade
consegue capacitá-la para alcançar os mesmos níveis,
ou até mesmo níveis superiores de sucesso escolar, que os
alcançados sobre os sistemas antigos.
Consegue uma excelente disciplina apesar de
prescindir de coerções tais como recompensas e castigos.
Explica-se tal fato por tratar-se de uma disciplina que
tem origem dentro da
própria criança e não imposta de fora.
Baseia-se em um grande respeito pela personalidade da criança,
concedendo-lhe espaço para crescer em uma independência biológica, permitindo-se à criança uma grande margem de liberdade
que se constitui no fundamento de uma disciplina real.
Permite ao professor tratar cada criança individualmente
em cada matéria, e assim, fazê-lo de acordo com
suas necessidades individuais.
Cada criança trabalha em seu próprio ritmo.
Não necessita desenvolver o espírito de
competência e a cada momento procura oferecer às crianças muitas oportunidades para ajuda mútua o que
é feito com grande prazer e alegria.
Já que a criança trabalha partindo de sua livre escolha,
sem coerções e sem necessidade de competir, não sente as tensões, os sentimentos de inferioridade e outras experiências
capazes de deixar marcas no decorrer de sua vida.
O método Montessori se propõe a desenvolver a totalidade da personalidade
da criança e não somente suas capacidades intelectuais.
Preocupa-se também com as capacidades de iniciativa, de deliberação e
de escolhas independentes e os componentes emocionais.

Sugestão para a escola trabalhar com o método Montessouri
A proposta pedagógica :
Deve está sedimentada nos pressuposto filosóficos do
método Montessori (Maria Montessori).

“Eu estudei a criança. Foram minhas observações, pesquisas e conclusões sobre o que a criança expressou que serviram de base para o que é chamado de método montessori.” (Maria Montessori)

Principais características do método:

“O homem nasce quando sua alma se sente a si própria , se fixa, se orienta, escolhe...” (Maria Montessori)

Liberdade:
Os alunos devem serem trabalhados de forma que pratiquem e exercitem suas escolhas nas oportunidades diárias de escolher os materiais e atividades, dedicando-se a uma tarefa de acordo com seu ritmo e aprendendo a perceber e respeitar o outro e o ambiente.

“O Homem é tanto mais livre quanto maior for a sua capacidade de escolher as coisas que lhe fazem bem.” (Maria Montessori)

Ambiente:
Ele precisa ser ordenado, limpo, arejado e tranqüilo, isso conduz o aluno à organização interna e ao silêncio criador. Num ambiente preparado, de acordo com a necessidades do aluno, este aprende a se desenvolver por si mesmo, guiado por suas potencialidades inatas.
“A normalização oferece condições para que a criança encontre o silêncio interior”. (Maria Montessori)

Normalização:
É o primeiro passo que a escola deve implantar e trabalhar dentro da educação e se constitui essencialmente. O aluno normalizado apresenta disciplina espontânea, desenvolve o trabalho com alegria e busca ajudar o outro.
Normalização é o equilíbrio entre o corpo e o psíquico, através da qual o aluno assume conscientemente seu trabalho e é capaz de atitudes tranqüilas e harmoniosas.
Educação para a vida:
No método Montessori sempre houve uma preocupação: A escola deve trabalhar de forma que tudo o que se aprenda seja direcionado para a vida, começando pela reprodução de situações da realidade dentro da escola. Ao longo de todas as etapas educacionais é preciso está presente o objetivo de transmitir ao aluno a visão prática do que está aprendendo, aplicando sempre o conteúdo ao cotidiano. Formar cidadão crítico, participativo, reflexivo e consciente do seu papel social, capaz de gerenciar seu próprio conhecimento é uma missão do método Montessori.
Papel do educador:
O Educador montessoriano é um facilitador das conquistas dos alunos.
Ele não é o detentor da sabedoria, mas sim aquele que estará ajudando
o aluno a descobrir por ele mesmo a aprender fazendo.
Ele ajuda o aluno na tomada de consciência de seu ambiente,
na opção de suas atividades, na relação com o meio e com os outros.
É um mediador, incentivando a conquista da indepedência.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨