Os caminhos para a formação de professores.
Formar os professores
é a principal função do coordenador pedagógico.
Veja as melhores estratégias para cumprir essa missão.
Gustavo Heidrich
(gestao@atleitor.com.br)
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A função de coordenador pedagógico nem sempre é bem delimitada.
Muitos acham que o profissional que exerce o cargo é um auxiliar do diretor
para as questões burocráticas.
Outros acreditam que cabe a ele resolver os problemas disciplinares dos alunos.
E o pedagógico que está na denominação do cargo quase sempre é esquecido.
Porém é essa palavra que define a tarefa do coordenador:
fazer com que os professores se aprimorem na prática de sala de aula
para que os alunos aprendam sempre.
Para isso, ele só tem um caminho:
realizar a formação continuada dos docentes da escola.
Mais sobre coordenação pedagógica
Vídeo
Acompanhe uma aula da formadora
em muitas redes também chamado de orientador ou supervisor pedagógico
está relacionada a concepções diferentes sobre a maneira como ele se torna um bom profissional.
Há quem acredite que ensinar é uma vocação e, por isso,
o “dom” nasceria com a pessoa.
Outros afirmam que ele aprende por tentativa e erro,
acumulando experiências de sala de aula.
E ainda existem os que defendem que o domínio do
“como ensinar” vem da mera reprodução de roteiros prontos de aulas
e de atividades.
A necessidade de haver formação continuada só surge quando o professor
é visto como um profissional que deve sempre aperfeiçoar
sua prática ao fazer um trabalho de reflexão sobre ela
e tem contato com o conhecimento didático.
É aí que surge o papel de formador do coordenador pedagógico,
que se torna imprescindível para orientar esse processo.
Para bem cumprir a função, ele deve estar sempre atualizado
(o que significa estudar muito) com as didáticas específicas
compostas dos saberes sobre os conteúdos,
da forma de ensinar cada um deles e da maneira como as crianças aprendem.